
Rovane Bastos F.
Psicólogo CRP 16/8554
Sobre meu trabalho
Veja os autores, filósofos e psicólogos
e que me ajudaram a me tornar um melhor psicólogo.
que passei muitos anos estudando

Baruch Spinoza
O que faz um relacionamento dar errado? Esse é um autor que ajudou a pensar na pergunta "Quais são as coisas que nós humanos temos em comum?". Seus conhecimentos ajudam muito a nos mostrar quais são os tipos de comportamentos e atitudes que sempre vão fazer mal para os nossos relacionamentos, e quais atitudes vão ajudar nossos relacionamentos a ficarem mais fortes.

Platão e Sócrates
Crenças limitantes e ansiedade É comum que as vezes nós passemos anos acreditando em algo, e depois de muito tempo percebemos que aquilo não é verdade. Esses autores nos estimulam a criar um sistema de pensamento muito mais cuidadoso, com critérios mais fortes, criando estruturas de pensamentos que nos ajudam em nossos objetivos, ao invés de nos impedir de chegar até eles.

Friedrich Nietzsche
Como entender a si mesmo? Fazer terapia, analisar a si mesmo, envolve descobrir partes da gente que a gente nem sabia que estavam presentes em nós. Coisas que vivem com a gente todos os dias, e afetam nossas decisões, nossos medos e os caminhos que percorremos. Esse autor foi um dos principais a nos mostrar como podemos encontrar essas coisas, como podemos achar essas partes mais complexas da nossa "personalidade", para que então possamos escolher se a gente quer que aquilo continue ali, ou mudar para alguma outra opção que funcione melhor pra gente.

Clarice Linspector
Qual caminho devo seguir? Nem sempre a nossa jornada nos leva para um lugar que nós escolhemos. E pra piorar, muitas vezes nos sentimos presos nesses lugares, sem saída, sem novas possibilidades. Essa autora nos ajuda a pensar novas formas de viver no nosso mundo caótico, a enxergar novos caminhos que antes pareciam não estar ali, pra gente começar a construir pra gente, pouco a pouco, um sentido pra nossa vida que a gente admira e respeita.

Marsha M. Linehan
Conexão emocional e intimidade real Essa autora tem o foco em nos ajudar a viver bem com nós mesmos. De estarmos conectados com nossas emoções e com quem somos, para que também possamos nos conectar com quem amamos. Não é uma tarefa fácil de se fazer sozinho(a), por isso ela fez um trabalho incrível de nos mostrar os caminhos para chegar até esse ponto.

G. Deleuze e F. Guattari
Como construir uma nova vida a partir de onde estou? Esses dois autores fizeram um estudo aprofundado sobre o "universo". O foco deles é entender como funciona a sociedade, os grupos, as pessoas, os seres vivos, os organismos. Seus conhecimentos são importantes pra gente conseguir entender melhor tudo que está acontecendo no nosso mundo moderno, e como podemos navegar e construir nossas vidas num mundo tão complexo.

Immanuel Kant
Vida social, humanidade e solidão Kant faz uma análise muito revolucionária onde mostra como funciona o cérebro dos humanos. Seus conhecimentos abrem portas para que possamos parar de viver ou nos sentir solitários, pois entendendo melhor como funciona nosso cérebro, nós conseguimos entender melhor como funciona o cérebro das pessoas ao nosso lado.

Georg Hegel
Estabilidade em um mundo de mudança constante Uma coisa certa na vida é que tudo muda. Nós mudamos, nós nos tornamos novas pessoas, nossos pensamentos evoluem e nossas ideias se tornam outras. Hegel nos ajuda a adaptar melhor às mudanças das pessoas ao nosso lado, mas também às mudanças de uma região, de um país, da sociedade... e principalmente, nos ajuda a permitir a evolução da nossa própria consciência como indivíduos.

Jakob von Uexküll
Não só olhar para o outro, mas enxergá-lo. É muito normal acontecer épocas da vida em que estamos tão focados em nós mesmos, nos nossos problemas, nas nossas lutas, que paramos de enxergar as pessoas que estão ali na nossa frente. Esse autor também aprofunda muito no funcionamento do nosso cérebro, e no cérebro dos outros organismos, nos mostrando formas ainda mais inteligentes de conseguirmos enxergar as pessoas do nosso lado, desenvolvendo nossa empatia real.

B.F. Skinner
Por que humanos agem assim? Um dos primeiros psicólogos a conseguir trazer de uma forma simples, explicações científicas sobre os seres humanos. Seus conhecimentos conseguiram explicar uma grande parte das coisas que fazemos como humanos, nossas escolhas e comportamentos. Extremamente importante para o estabelecimento da psicologia como uma ciência, o que possibilitou a terapia ser uma prática que funciona e faz sentido para a maioria dos humanos.

Virginia Woolf
O significado do "Eu" Autora que consegue demonstrar extremamente bem o nosso "eu" interior, mostrando diferentes partes nossas que nem sempre são facilmente visíveis. Na terapia, nós também queremos acessar esses detalhes sobre nós, enxergar mais de perto as diferentes partes que nos compõem, pois enxergando os pequenos e grandes detalhes que nos tornam o que somos, ficamos em maior sintonia com nós mesmos.

Eckhart Tolle
Viver e sentir hoje Para pessoas que passam por sintomas como ansiedade, ou mente acelerada, esse autor faz um convite a aprender mais sobre o seu próprio cérebro e corpo. Ele ensina melhor a guiar nosso cérebro. Mostrando que as vezes nosso cérebro faz o que quer, pensa em um milhão de coisas, mesmo que a gente não queira pensar ou sentir essas coisas. É um trabalho libertador para quem quer sentir que está vivendo no presente, com uma calma plena e se sentindo em casa dentro do próprio corpo.

Aaron Beck
A nossa mente como aliada, não inimiga Outra pessoa que revolucionou a psicologia, formando umas das linhas teóricas com os resultados mais sólidos hoje em dia, sendo uma das linhas teóricas com mais pesquisas que comprovam sua eficácia. O TCC funciona encontrando as partes do seu pensamento, crenças e hábitos que acabam gerando ou trazendo uma boa parte dos problemas que você pode estar lidando, e através disso, fica mais fácil ver um caminho para padrões mais positivos ou que você prefira em sua vida.

Outras menções... Apesar de não guiarem meu trabalho, os seguintes pensadores foram importantes para explorar mais os temas da psicologia. John Locke, David Hume, René Descartes, Arthur Schopenhauer, Charles Darwin, Siegmund Freud, Simone de Beauvoir, Martin Heiddeger, Jacques Lacan, Albert Bandura, Aldous Huxley, David Harvey, Jean Paul Sartre, Noam Chomsky.